Helsinque
Visitando a cidade e a ilha de Suomenlinna
Quem vai viajar para a Finlândia certamente quer saber o que fazer em Helsinki, a capital do país e também a maior cidade.
Fundada em 1550, pelo rei Gustavo I da Suécia, tem hoje cerca de 650 mil habitantes e é considerada uma das melhores cidades do mundo para se viver (pra quem gosta de frio, claro!). A Finlândia foi um território muito disputado por russos e suecos durante séculos. No início do século 19, a Rússia derrotou a Suécia durante a Guerra Finlandesa. E em 1809, com a criação do Grande Ducado autônomo da Finlândia, a região começou a se desenvolver.
Helsinque se tornou a capital em 1812, numa tentativa do imperador russo Alexandre I de reduzir a influência sueca e aproximar a cidade do Império Russo. O centro da cidade foi reconstruído para se parecer com a cidade de São Petersburgo. Finalmente, em 1917, a Finlândia se tornou um país independente e Helsinque se consolidou como sede do governo.
ROTEIRO 3 DIAS EM HELSINQUE - O que fazer?
Catedral de Uspenski
Esta grande igreja vermelha é fácil de ser vista, porque fica em uma parte alta da cidade. Essa Catedral Ortodoxa marca a dominação russa na Finlândia. Foi inaugurada em 1868 em uma das colinas mais altas da cidade. É o templo mais importante da igreja ortodoxa finlandesa.
A igreja de tijolos vermelhos tem influências orientais e ocidentais: a fachada remete à influência eslava e a nave é exemplo da arte italiana. A entrada também é gratuita.
Catedral de Helsinque
A Catedral de Helsinki é um dos grandes cartões-postais da cidade.
A igreja luterana foi construída em homenagem ao Czar Nicolau I da Rússia e está localizada no centro da cidade, em plena Praça do Senado.
A construção, de estilo neoclássico, foi realizada entre 1830 e 1852.
Estação Central e Old Market
A 1a foto, Estação Central de Helsinque. Ao redor tem o Cassino mais famoso da cidade e o principal shopping, o Stockmmann, um lugar onde se pode encontrar as principais grifes do mundo e artigos de estilistas finlandeses.
Perto desse ponto, encontra-se o museu de arte mais famoso da Finlândia, o Ateneum. Se você quer conhecer a arte finlandesa, esse é o lugar certo.
A 2a foto, Old Market de Helsinki é um grande mercadão que conta com comerciantes dos mais variados tipos de produtos.
O mercado é no estilo dos grandes mercados em outras cidades do mundo como o Mercado Central de Fortaleza, por exemplo.
Visitando a ilha de Suomenlinna
A Fortaleza de Suomenlinna está localizada um pouco afastada do centro de Helsinki, mas faz parte da cidade. Ela começou a ser construída durante a era Sueca como uma fortaleza marítima e funcionou de 1748 a 1808. Neste ano, ela foi tomada pelas forças russas na Guerra Russo-Sueca e passou a ficar sob o domínio do governo imperial russo. Com a Revolução Russa e a independência da Finlândia em 1917, a fortaleza passou para o domínio do governo finlandês, sendo renomeada para Suomenlinna (“Castelo da Finlândia”). Em 1991, a fortaleza de Suomenlinna foi adicionada à lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO, como um monumento único da arquitetura militar.
Essa é a principal atração da cidade e você precisa reservar um bom tempo para explorá-la já que é imensa! A fortaleza conta com vários museus (com entrada paga), mas também é possível apenas percorrer os principais edifícios, admirar as vistas incríveis em um dia ensolarado, entre outras atividades. Se quiser ser breve, siga a ROTA AZUL. O único Museu que entramos foi o Museu dos Brinquedos, gostamos mais do café da entrada do que do museu. Café Samovarbar. Nós passamos a tarde na ilha.
COMO VISITAR A ILHA?
Só é possível chegar lá usando um barco, em 10 a 15 minutos de travessia. Os ferries partem da Market Square. Os tickets podem ser comprados em máquinas no próprio local.
Menor escultura púplica da europa
Tivemos que fazer 2 vezes a caça a esse ratinho. Não achávamos de jeito nenhum. Até entendermos que ele fica dentro de uma prédio, que fecha as portas as 17h. Ele está em uma mureta ao lado da escadaria em frente ao portão principal. Mas a caça foi super divertida, uma vitória quando o achamos rs.
Museu Postal
O Postal Museum de Helsinque mostra a história do serviço postal na Finlândia. Um lugar interessante para ver toda a evolução dos serviços de correios através dos trenós e navios de antigamente, até chegar nos dias atuais. Você pode ver como saiu da Suécia, seguiu até a Rússia e, enfim, foi implantado na Finlândia.
SkyWheel Helsinki
É claro que fomos na Roda Gigante. Os dias em Helsinque estavam lindos. Então resolvemos subir na hora do pôr do sol, que particularmente é um dos momentos do dia que eu mais gosto, e foi perfeito.
A atração fica na Praça do Mercado e pertinho do porto. E não se preocupe, pois como tem cabine fechada, pode ser aproveitada até em dias mais frios. Nada vai atrapalhar a sua aventura a 40 metros de altura.
Anote também esses pontos
- • Museu Nacional da Finlândia
• Parque Punavuori
• Museu Finlandês de Fotografia
• Museu de Arte Sinebrychoff
• Museu do Banco da Finlândia
• Mercado Central
• Parque Kaivopuisto
• Jardim Botânico Kaisaniemi
O que não vale a pena fazer
- Arriscar comer em algum restaurante de sua preferência sem reservar com antecedência
Aonde dormir
Ficamos no Scandic Grand Marina, perto do cais, bem próximo a roda gigante, inclusive dava pra vê-la da pequena janela do nosso quarto. A maioria dos pontos turísticos fizemos a pé. Serve café da manhã, muito bom e o restaurante também oferece almoço e jantar.
Aonde comer
Restaurant Shelter
A maioria dos dias comemos no Hotel, pois gostamos muito da comida e o preço era acessível. Mas experimentamos esse restaurante que fica bem na esquina desse casarão da última foto. Comida gostosa mas de chef. Sabe, né? Aquelas comidas que têm que saborear devagar pra não sair com fome, ou pedir uma boa entrada e sobremesa. Aliás, as sobremesas são bem gostosas nesse lugar.
Niska Helsinki
Ao lado tem essa pizziaria. Ao longo da rua, em frente ao cais, tem muitas outras opções de restaurantes.