Reunião
Notre Dame des Laves
A Ilha da Reunião, situada no Oceano Índico, é uma antiga colônia francesa que se tornou um departamento ultramarino em 1960, é uma ilha de rocha vulcânica a cerca de 700 quilômetros de Madagascar. As cachoeiras, florestas e esportes no meio da natureza atraem muitos amantes de aventuras. Conhecida também pelas suas praias paradisíacas de areias e pelos recifes de corais por volta de toda ilha.
Você é capaz de dirigir por toda ilha, já que ela tem 71km de comprimento e 51 km de largura, ocasionalmete modificada pela lava derretida. Os caminhos a se fazer de carro não são os mais curtos, justamente pela quantidade de lava no centro da ilha, que muitas vezes fica intransponível o acesso de carro.
Belvedere de Bois Court
QUANDO IR A REUNIÃO?
A melhor época para curtir o lugar é de maio a outubro, durante a estação seca. Nós fomos em novembro e sofremos com as chuvas, deixamos de curtir muitos pontos devido as neblinas. Se puder evite junho a agosto, pois é férias escolares na europa, e a Ilha esta cada ano recebendo mais turistas.
AEROPORTOS
Chegamos no aeroporto de Roland-Garro, esse é o principal aeroporto da ilha. Tem também o aeroporto saint-Pierre, que é uma boa opção também.
O QUE FAZER EM REUNIÃO?
Na ilha você pode aproveitar atividades aquática, tanto no oceano quanto nas inúmeras cachoeiras, trilhas nas montanhas graças aos Pitons. Passeio de helicóptero pela ilha, podendo escolher algumas opções dentro do tempo/percursso/valor.
COMO SE LOCOMOVER?
Sem dúvida a melhor opção é alugando um carro. Ao sair do aeroporto e andar poucos metros você encontrará um corredor com várias locadoras. Dessa vez nós optameos por alugar na hora, pagamos mais caro mas preferimos por questões pessoais.
AONDE SE HOSPEDAR?
Escolhemos a praia de Plage de la Saline. Como estávamos de carro foi ótima localização. Vários restaurantes por perto e claro, a praia.
OUTRAS DICAS
-Pode usar drone na maioria dos lugares.
-Não vendia chip no aeroporto. Fomos no Carrefour próximo ao aeroporto e no mesmo shopping tem a loja de celular ORANGE, que acredito que venda.
-Para melhor visibilidade dos Pitons, saia cedo de casa. Acesse o site web cam reuniao, nele você terá acesso ao clima do lugar e programar sua ida sem surpresas com neblinas ou chuva.
- Atende-se nas trilhas, muitas não são bem informadas te fazendo chegar a lugar nenhum rsrs.
- O google maps esta bem deatualizado, alguns pontos que você coloca no mapa podem não existir ou não ser precisos. O próprio GPS que vinha no carro, diversas vezes avisada que o trecho no mapa estava incompleto.
- Empresa para passeios - CANYON AVENTURE - 06 93 402 408 / www.canyonaventure.re
Roteiro de 3 dias na ilha
Voamos de Maurício até Reunião pela Air Mauritius, mas infelizmente nosso vôo atrasou 6 horas e perdemos nosso 1o dia. Então para compensar esse dia tivemos que dirigir bastante nos outros. Então caso você tenha tempo não precisa fazer os mesmo pontos que fizemos por dia, divida melhor nos seus dias.
Fazer mais do que um ponto importante no dia, se torna cansativo, porque devido ao solo de lavas as rotas acabam sendo desviadas por caminhos mais longos para chegar em certos pontos. No mapa você pode ver os ponto próximos aos outros, mas na hora de colocar a rota de de carro o caminho é longo.
DIA 1
ROTA DOS VULCÕES
O PITON DE LA FOURNAISE é o mais famoso. Com 2632 metros, esse vulcão é o único eruptido da Reunião. Ocupa boa parte da ilha que exploramos. É um dos vulcões mais imprevisíveis do Oceano Índico.
A viagem até ele é linda com estradas boas, existem vários miradouros pela estrada com vista para o rio REMPARTS, a CRATERA COMMERSON e PAS DE BELLECOMBE. Ao chegar no topo, estacione e fáca uma caminhada pelas lavas, mas atente-se aos avisos nas placas sobre segurança.
No caminho paramos na CITÉ DU VULCAN, um museu bem interessante que conta a história de um casal exploradores e estudiosos de vulcões e a impressionante quantidade de vulcões e erupções dos últimos anos da ilha.
Na volta paramos em BELVEDERE DE BOIS COURT. Estacione o carro e caminhe por trás da cancela e se depare com uma linda paisagem.
DIA 2
ROTA DAS LAVAS
Esse dia foi bem legal. Mais uma vez saimos cedo para aproveitar os pontos sabendo das longas horas que ficaremos no carro.
A FLORESTA BEBOUR BELOUVE é uma boa opção para uma caminhadas e trilhas.
Para chegar no CIRQUE DE CILAO prepare-se para dirigir por mais de 400 curvas até chegar nesse lugar. Você encontrará mais estrutura aqui, como hotéis, padarias, cafés, restaurantes e o único spa da ilha se quiser relaxar um pouco. Cirque de Cilao fica cerca de 1.200 metros de altitude. Aproveite e passeie nos pedalinhos da lagoa e deguste do único vinho da região.
Almoçamos mo CHEZ NOE, um restaurante delioso que oferece bebida local e pratos deliciosos.
A estrada até Saint Phillipe é conhecida como a Rota das Lavas e atravessa o Grand Brûle, a parte costeira da última caldeirada formada pelo Piton de la Fournaise. Você pode fazer várias paradas e andar pelas imensidão de lavas.
DIA 3
OESTE DA ILHA
Passeio de helicóptero pela ilha, praias e ver baleias.
ANSE DES CASCATES, uma linda paisagem com cachoeiras a beira de uma praia.
CASCATA LONGEVIN
OUTROS PONTOS PARA VER COM MAIS DIAS:
- CIRQUE DE MAFATE (assistir o nascer do sol no Miradouro de Le Maido)
- L'HERMITAGE LES BAINS, SAINT GILLES, PLAGE DES ROCHES NOIRE e BOUCAN CANOT