Espanha
Santiago de Compostela
Santiago de Compostela
A cidade do marco ZERO da Caminhada de Santiago.
Visitar Santiago de Compostela foi um pedacinho de um sonho que tenho, fazer o caminho de Santiago. É aqui que fica o marco zero do caminho e é aonde você vai encontrar o muitos peregrinos que cumpriram sua rota, principalmente em frente a Catedral de Santiago de Compostela, aonde está marcado no chão o ponto zero. O destino reúne peregrinos do mundo todo para pagar suas promessas e conhecer o suposto trajeto feito pelo discípulo de Cristo na Galícia.
Recebemos no aeroporto de Santiago um mapa da cidade central com uma rota chamada "rota vermelha". Essa rota pode ser percorrida a pé facilmente e você passará por pontos turísticos como igrejas, conventos, praças e ruas. Mas não pense que é só isso. No decorrer do percurso fique atento aos símbolos na parte superior das portas de alguns estabelecimentos, números no chão, ruelas estreitas e muitos mistérios que Compostela leva com ela.
Passamos 3 dias e ficamos impressionados como é fácil bater perna por aqui. As igrejas são lindas tanto por fora quanto por dentro, então não hesite em entrar em todas que puder.
Então prepare seu tênis pra conhecer uma das cidades mais religiosas do mundo: Santtiago de Compostela.
1-Praça do Obladoiro
A Plaza del Obradoiro é o ponto mais requisitado. É lá que fica o MARCO ZERO de todos os caminhos de Santiago. É fácil encontrar peregrinos sentados na frente da igreja e passeando pela praça.
A praça esta rodeada de construções, entre ela temos o Hotel dos Reis Católicos, o Colégio de San Xerome, e o Palácio de Raxoi, sede da Câmara Municipal de Santiago.
Nessa praça podemos ver diferentes estilos arquitetônicos e admirar a beleza dessas construções.
2-Catedral de Santiago de Compostela
A Catedral de Santiago de Compostela é um templo católico de obra românica mais conhecida da Espanha. É pra lá que todos os peregrinos vão. São séculos de peregrinação ao túmulo do apóstolo São Tiago.
A entrada é gratuita. Na igreja você poderá visitar a cripta do apóstolo. Outras visitas como o museu e o Pórtico da Glória são pagos. Fique atento aos pacotes de visita para economizar os euros, pois eles não são tão esclarecedores.
3-Pórtico da Glória
Para visitar o Pórtico você pagará 10 euro e poderá ficar até 30 minutos analisando a obra junto com um áudio guia que é fornecido. O que achei ruim é que qualquer criança paga. Nossa filha de 4 anos pagou 10 euros só para entrar conosco.
O Pórtico fica na entrada principal da Catedral. É um conjunto de três arcos, esculpido por Mestre Mateo que representam: pecado original, Redenção e Juízo Final. A obra é composta por mais de 200 esculturas realistas de granito, transmitindo uma mensagem teológica centrada na Salvação do Homem. O velho e o Novo testamento esta representado nela.
4-Hostal dos Reis Catóticos
O Hostal dos Reis Católicos é um hotel luxuoso com histórias e muita beleza. Peregrinos tem desconto no restaurante menor. A história desse hotel começa com a ordem de sua construção pelos Reis Católicos com o objetivo de oferecer hospedagem aos milhares de peregrinos que faziam a caminhada até a tumba do Apóstolo.
Existe um tour guiado pelo hotel para conhecer um pouco de suas histórias.
5-Praça das Praterías
Bem perto da Catedral você encontra a Praça das Praterías. No centro a Fonte dos Cavalos.
E é nessa praça que fica o museu das peregrinações.
6-Praça de las Quintanas
A praça fica logo atrás da Catedral. Seu acesso pode ser pela Praça das Praterías.
A parte alta é conhecida como “Quintana dos vivos” e a parte baixa “Quintana dos Mortos”, porque ali ficava o cemitério da cidade até 1780.
7-Igreja de São Frutuoso
Um fato interessante dessa igreja é que toda decoração esta concentrada no alto. Isso porque ela foi construída para ser admirada da "varanda" na Praça do Obladoiro. Construída no século XVIII. Nela estão as imagens das quatro virtudes cardeais, Prudência, Justiça, Fortitude e Temperança.
8-Convento e Igreja de San Francisco
O Convento de São Francisco foi fundado por São Francisco de Assis, quando visitou Santiago de Compostela em 1214.
Existe uma inscrição no muro do convento que descreve a sua fundação. Lá diz que São Francisco encomendou a sua construção a um carvoeiro, que, segundo a lenda, encontrou um tesouro que lhe permitiu pagar pela obra.
O Museu da Terra Santa, anexo ao convento, guarda vários objetos referentes aos lugares santos e da tradição peregrina.
9-Monastério e Igreja de San Martinho Pinario
Com seus 20 mil metros quadrados é o segundo maior Monastério da Espanha. Ao lado da Igreja está o Museu Diocesano.
10-Mercado do Abastos e Praça de San Fiz de Solovio
O atual Mercado de Abastos de Santiago de Compostela foi construído em 1941 no lugar do antigo Mercado da Cidade. É um lugar capaz de despertar através da sua vasta oferta de produtos frescos e artesanais.
É um ótimo espaço para conhecer um pouco da cultura e experimentar a gastronomia local, em um ambiente arquitetônico e histórico único. O Mercado está em operação há três séculos e é o principal ponto de comercialização de produtos in natura em Compostela.
11-Convento e Igreja de Santo Agostinho
Construído no século XVII. Na fachada se encontra a imagem da Virgem de la Cerca. O projeto inicial contava com duas torres: a da direita nunca foi concluída e a da esquerda foi destruída por um raio em 1788. Hoje funciona como residência universitária.
12-Praça de Cervantes e Igreja de San Bieito do Campo
No centro da praça uma fonte com o busto de Miguel de Cervantes, autor de "Dom Quixote". A praça tem esse nome em homenagem ao autor, que tinha dois de seus sobrenomes de origem galega: Cervantes e Saavedra.
13-Parque de la Alameda
Adorei esse parque. Bonito, agradável e cheio de artes espalhas e uma delas é a escultura de Las Dos Marías que representam duas irmãs que se vestiam de forma chamativa com a intensão de conquistar estudantes universitários. As cores das suas roupas são trocadas com o tempo, não me perguntem o porquê.
O parque fica próximo ao centro histórico.
14-Mirante da Catedral
Caminhando pelo parque você encontrará um ótimo local para uma foto da Catedral, a vista fica no mesmo caminho da estátua do homem sentado no banco. Essa é a escultura representa Valle-Inclán, um dramaturgo e poeta galego (1999). O dramaturgo sentava nesse banco para admirar a Catedral quando vivia em Santiago.
15-Museu das Peregrinações
O museu fica na Praça das Praterías ao lado da catedral. Ótimo museu para os peregrinos que chegam na cidade. O museu conta a história das peregrinações através de representação icográficas.
16-Arco de Mazarelos
Localizado na Praça Mazarelos você vai encontrar o único arco ainda presente da antiga muralha da cidade. Das sete portas de entrada que existiam, esta foi a única totalmente preservada.
17-Rua do Vilar
A Rua do Vilar é uma das ruas mais importantes e charmosas em torno da cidade velha. Os edifícios mais importantes desta rua são: Casa do Dean, que abriga o escritório de recepção ao peregrino e a Casa-Pazo de Vaamonde, que é a sede do Consórcio para a cidade. Também localizada nessa rua a loja Iglesias, uma das lojas mais antigas, lá você poderá ver fotos da cidade do ano de 1912. Além disso você encontra hospedagens, restaurantes, e lojas de souvenir.
18-Procure identidades da região
Uma das curiosidades que encontramos nas ruas de Santiago de Compostela, e que ao caminhar você vai observar muitos símbolos esculpidos nas pedras acima das portas, nas laterais e nos arcos arcos das casas da região.
A sua criação remonta à Idade Média, altura em que várias instituições e irmandades começaram a marcar os seus bens. Essas casas eram alugadas pelo antigo sistema de fórum , que consistia em aluguéis de longo prazo. Por isso, os símbolos marcados, foram a melhor forma de registar ao longo do tempo quem eram os verdadeiros donos destas casas.
Claro que caçamos esses símbolos pelo fato curioso de ser. São eles:
1- O cálice - casas pertencentes à Câmara Municipal de Santiago de Compostela.
2- A concha - O proprietário dessas casas era o Cabido da Catedral de Santiago.
3- O pinheiro - pertence ao convento de San Martín Pinario.
4- O escudo com estrela - Estas casas pertenciam à Universidade de Compostela.
5- A cruz - casas que pertenceram ao Hostal de los Reyes Católicos.
6- O pombo - pertenciam à Irmandade do Espírito Santo.
7- A galinha - A galinha está associada às propriedades da Colegiata del Sar.
8- A cruz dominicana - Este símbolo muito raro está associado a Santo Domingo de Bonaval . Podemos encontrar um na rua Travesa e outro na rua de Bonaval . É uma mistura entre a cruz grega e a flor de lis.
9- O brasão mercedário - Era propriedade da ordem de Santa María de la Merced. Raro. Encontra na rua da Acibechería.
19-Igreja de San Miguel dos Agros
Atualmente uma Igreja Barroca
20-Igreja das Ánimas
Próximo a praça de Cervantes
21-Igreja Paroquial de Santa Maria del Camino e famosas ruas estreitas de Santiago
Ao lado da Igreja Paroquial de Santa Maria del Camino está uma das ruas que se destaca pelas suas reduzidas dimensões. É a Rua Oliveira, com 75 cm de largura em seu trecho final. Esta rua liga a rua Travesa com a rua da Oliveira.
22-Igreja das Orfas
23-Praça do Toural
24-Jardim das pedras que falam
As pedras que falam é um projeto, ainda ativo, desenvolvido em colaboração entre a Câmara Municipal de Santiago de Compostela e a Universidade de Santiago junto a idéia do escritor Suso de Toro. Em maio de 2018, o jardim da Fonseca recebeu essas obras.
Diversas pedras tem gravadas frases ou versos de escritores de diversos países e claro, em línguas diferentes. Elas estão dispostas em forma espiural no centro do jardim.
ONDE DORMIR
Dormimos no PR 25 de Julio. Um hotel que fica em cima de um café. Localização execelnte, quarto agradável. O que acho que poderia atrapalhar é a porta do banheiro que é transparente e deixa passar a luz pela manhã. E não aconselharia para hóspedes com pouca intimidade.
ONDE COMER
CAFÉ TERTULIA - Ótimo lugar para tomar um café da manhã. Comida gostosa, ótimo serviço e ambiente.
LA PICCOLA ITALIA - Jantamos nesse lugar, comida deliciosa e atendimento excelente.
HOTEL PARADOR DOS REYES - Restaurante de luxo em Compostela. Famoso pela sua tradição e história. Ao reservar se atentar em optar por esse, pois no mesmo hotel tem outro restaurante simples.
CAFE RESTAURANTE CASA MANOLO - Restaurante com preço acessível, comida simples e saborosa.