Nápoles
Conhecendo a cidade caos da Itália
Se eu dependesse de ir para Nápoles só de ouvir o que as pessoas me falavam sobre o lugar, talvez eu não fosse. Mas como eu sou apaixonada por conhecer a cultura, costumes e sentir um pouco como é o lugar, achei que Nápoles seria um ótimo lugar pra isso. E não é que superou minhas expectativas!?
Nápoles é a 3ª maior cidade da Itália depois de Roma e Milão.
Passei o 1º final de semana de fevereiro com uma amiga e ficamos hospedadas bem no centro. O que foi ótimo. Sentimos de perto toda aquela energia, aquele falatório, pulamos de bar em bar e comemos comidas deliciosas.
O clima estava frio, mas agradável, céu aberto e sem chuvas durante os 3 dias que passamos. Mas o agasalho era indispensável!!
A outra parte de Nápoles, a zona mais nobre do centro histórico, é outro bom local para se hospedar se você quer ficar em um lugar mais calmo. É lá que você encontrará os Castelos.
Museu Arqueológico Nacional
ROTEIRO 3 DIAS EM NÁPOLES - O que fazer?
Na 1a foto o teto de uma das salas do museu. Na 2a foto o formato do corpo petrificado acredita-se ser de uma escrava pois o que esta envolvendo sua cintura se assemelha a correntes.
Todo 1o domingo do mês o museu é gratuito. Então se você estiver por lá nesse período, aproveite isso. Não é cheio, entrada rápida e sem burocracia.
Nesse museu você vai encontrar muitos objetos recuperados de Pompéia e Herculano. Muita coisa linda, cheio de detalhes e riqueza da época.
Alguns corpos petrificados também estão lá. (Falo mais sobre a história dos corpos petrificados na postagem de Pompéia)
Centro histórico de Nápoles
O centro histórico de Nápoles, é um dos locais culturais reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade na Itália
Duomo de Nápoles
Principal igteja da cidade. Ela é enorme. Embaixo dessa catedral você pode encontrar as escavações de ruínas romanas, e ao lado um museu da igreja. Se a sua visita à Nápoles for em maio ou setembro pode ter a oportunidade de assistir a liquefação do sangue de San Gennaro. Como as igrejas fecham tarde, por volta das 19:30 (fevereiro), deixamos para visitá-las no final do dia.
Mosteiro de Santa Chiara
Esse lugar realmente me impressionou. Durante a 2a guerra mundial uma parte desse lugar não foi afetado, conservando assim sua arquitetura original.
Aqui você vai encontrar um complexo de museu que inclui uma igreja, uma área arqueológica, um lindo e enorme presépio de 1700 e o famoso pátio coberto por azuleijos coloridos.
Capela Sansevero
A Capela tem mais de 30 obras de artes. As mais famosas são as 3 esculturas em mármore que estão cobertas por um véu, esculpidos na pedra. Entrada 10 euros.
Um pouco da história da Capela de Sansevero
A construção da Capela de Sansevero está ligada a uma história particular. Reza a lenda que em 1590, enquanto um homem estava sendo levado à prisão, passou em frente à casa da família Di Sangro e viu uma parede cair e a Madona aparecer atrás. Alegando ser inocente, pediu à Virgem Maria que o ajudasse em troca de uma lâmpada de prata com uma inscrição em sua homenagem exatamente onde havia aparecido. De fato, a sua inocência foi provada, o homem foi solto e cumpriu a promessa, transformando aquela parede caída em um local de peregrinação.
No início do século XVII, um dos membros da família Di Sangro, Giovan Francesco, também fez uma promessa à Nossa Senhora, pois estava gravemente doente. Uma vez curado, decidiu construir naquele mesmo local uma pequena capela, que recebeu o nome de Santa Maria della Pietà (ou “Pietatella”). Mais tarde, seu filho Alessandro di Sangro, patriarca de Alexandria, transformou e ampliou a capela para que também fosse o túmulo dos membros da família. A transformação desse lugar sagrado continuou ao longo do século 18 pelas mãos de Raimondo di Sangro, que restaurou a capela, dando-lhe a sua atual aparência.
Igreja Gesú Nuovo
Edificada num antigo palácio.
A igreja de Gesú Nuovo é considerada a mais importante igreja construída pelos jesuítas em Nápoles, com a parte externa incrível e seu interior surpreendente, com uma decoração rica, belíssima e em tons dourados.
É famosa por conter obras feitas com ossos humanos. Uma experiência um tanto quanto estranha, porém interessante por dimensionar os caminhos da fé trilhados pelos antepassados dos napolitanos.
Capela Pio Monte Della Misericórdia
Famoso pela obra de Caravaggio chamada "Sete atos de misericórdia".
1. Dar de comer a quem tem fome
2. Dar de beber a quem tem sede
3. Vestir os nus
4. Visitar os prisioneiros
5. Dar pousada aos peregrinos
6. Visitar e atender os doentes
7. Enterrar os mortos
As obras de misericórdia, segundo o Catecismo de São Pio X, são aquelas com as quais se socorre os necessitados. No total, são 4 obras, sendo 7 corporais e 7 espirituais. Caravaggio escolheu reunir as 7 obras de misericórdia corporais em um único quadro, utilizando contrastes de sombra e luz para destacar os personagens principais.
No canto direito da pintura, uma mulher amamenta um homem aparentemente preso. Esse é um retrato de uma antiga passagem da história romana, onde um prisioneiro foi condenado a morrer de fome e sua filha o amamenta para livrá-lo do sofrimento.
Caminhar pela Via Benedetto Croce e Via Gregório Armeno
Explorar essas ruas é se perder num tanto de informções. Lojas de roupas e bolsas de couro (que vale super a pena), lanchonetes, padarias, sorveterias, você vai encontrar de tudo. Coma, beba, compre! A primeira via mencionada é conhecida como SPACCANAPOLI, mas não é esse nome que você colocará no google maps e sim o nome da Via.
A rua dos presépios é uma graça. Você encontra os personagens separados para comprar de todo tamanho e pode montar o seu próprio presépio com o número de personagens que quiser.
Piazza Dante e Porta Alba
A Piazza Dante tem esse nome em homenagem ao poeta, na praça esta um dos antigos portões de entrada da cidade. Inaugurado no século 17.
Da praça fomos andando até a estação TOLEDO. Considerada a estação de metrô mais bonita do mundo pela BBC.
Estação Toledo
Compramos o ticket e ao entrar você verá a escada rolante a sua frente. Agora é descer e olhar para cima.
Realmente uma linda estação. Inaugurado em 2012, a estação de metrô de Toledo em Nápoles na Itália, totalmente futurista foi desenhada pelo arquiteto catalão, ex-amigo de Salvador Dalí, Oscar Tusquets. A instalação foi realizada com pequenos quadrados de mosaico azul e branco que simboliza uma subida ao sétimo céu, usando escadas rolantes.
Galeria Humberto I
Galleria Umberto I é uma galeria comercial pública em Nápoles. A Galleria recebeu o nome de Umberto I, rei da Itália na época da construção. Pretendia combinar negócios, lojas, cafés e vida social com espaço privado nos apartamentos do terceiro andar.
A Galleria é uma estrutura alta e espaçosa em forma de cruz. O edifício faz parte da lista da UNESCO do Centro Histórico de Nápoles como Patrimônio Mundial.
A Galleria Umberto é o cenário de The Gallery (1947) do escritor americano John Horne Burns (1916 - 1953), baseado em suas experiências como soldado americano em Nápoles logo após a libertação da cidade.
Basílica Di San Francesco Di Paola
A igreja é uma reminiscência do Panteão de Roma.
No início do século XIX, o rei Joachim Murat de Nápoles planejou a praça inteira e o grande edifício com as colunatas como um tributo ao imperador. Quando Napoleão foi finalmente despachado, os Bourbons foram restaurados ao trono de Nápoles. Fernando I continuou a construção - terminou em 1816 - mas converteu o produto final na igreja ao que se vê hoje. Ele a dedicou a São Francisco de Paula, que havia ficado em um mosteiro neste local no século XVI.
Palazzo Reale
Lugar lindo. Antiga residência dos reis, hoje museu. A entrada é uma escadaria impressionante. Muita arte no lugar.
Castel Dell'Ovo
O Castel dell' Ovo fica em uma ilha de Megaride. Segundo uma das mais fantasiosas lendas napolitanas, o nome deste castelo deriva do ovo que o poeta latino Virgílio teria escondido numa jaula colocada nas masmorras do castelo. O ovo foi trancado e mantido escondido porque "a fortuna do Castelo do Mar dependia daquele ovo". Desde então, o destino daquele castelo foi paralelo ao destino daquele ovo. Crônicas relatam que, durante o reinado da rainha Anne, o castelo foi fortemente danificado quando a ponte corcunda que conectava as duas rochas sobre as quais o castelo foi construído desabou, obrigando a rainha Anne a revelar que havia se assegurado de que o ovo seria substituído para não espalhar o pânico entre seus súditos, que temiam mais problemas e desastres.
POMPÉIA - Bate e Volta
Fizemos um bate e volta até Pompeia. Foi uma experiência muito legal pisar em um local medieval que estava enterrado por mais de 1600 anos.
Poder entender a história dos corpos petrificados. Como tudo aconteceu, como morreram e como foram preservados.
Tudo isso vou contar nesse post que em breve estará disponível.
Visite também
- Pizzaria Brandi - A pizzaria que criou a pizza Marquerita
- Museu Nacional de Capodiminte - ele foi inaugurado em 1957. Nos três andares do Museu Capodimonte, você encontrará desde coleções de porcelana até artes do século XIX. Outra dica é para que você não deixe de conhecer a Galeria Napolitana, situada no segundo andar do museu, que conta com 44 salas e traz muitas informações sobre a história de Nápoles.
- Castelo Sant'elmo - Castelo Medieval e você pega um funicular para chegar nele.
- Castelo Nuevo - Maior e mais bonito.
- Mercado Pignasecca - Típico mercado de rua, cercado por peixes, frutas, legumes e as melhores iguarias da cidade de Nápoles.
- Catacumbas de San Gennaro - Experiência diferente. Além de toda questão arquitetônica, o local guarda uma coleção de itens e mosaicos dos séculos IX e X. Imperdível.
Onde dormir
Ficamos no Hotel Piazza Bellini & Apartaments - excelente localização, bom café da manhã e quarto silencioso e calmo.