top of page

Para ver uma Aurora Boreal mais intensa na Europa, fuja das luzes da cidades

Pesquise os melhores meses para ver a Aurora Boreal na parte da Europa que pretende visitar. Os destinos mais populares para observar as auroras na Europa são: Rússia, Islândia, Finlândia e Noruega.

Foque no Norte. Não basta olhar para o céu, tem que se posicionar para o NORTE

Prepare a câmera com a fotometria correta! Use um tripé. Você não precisa ser profissional, mas a máquina deve estar imóvel, em um suporte qualquer, e usar um setting apropriado para captar o movimento das luzes. Pode ser uma árvore, uma montanha ou, mesmo, uma pessoa, o objetivo é dar a magnitude da aurora.

Anota aí:

  1. Câmera na função Manual

  2. ISO: entre 800 e 1600

  3. Abertura: f-2.8, ou a mais baixa que a sua câmera permitir

  4. Velocidade: 8 segundos é um bom começo. Mas, a dica é ir testando

  5. Câmera no tripé, mas uma superfície plana também vale

  6. Tire a função Focus ou a de Zoom

  7. Tudo pronto? A qualquer sinal da Aurora é só clicar e esperar.

Baixe o aplicativo que manda um alerta de quando a aurora se aproxima. Ir à caça da Aurora Boreal na Europa é superpossível, porém, além de sorte, você vai precisar usar a tecnologia a seu favor. 
(Aurora Alert Realtime é um de vários). Com ele é só esperar. E quando a Aurora estiver chegando, ele avisa e você se prepara para vê-la.

Nos nossos 7 dias na Finlândia, entre os dias 22 e 29, ela apareceu 5 dias. O lugar que vimos foi em Ranua. Mas nosso alerta na cidade de Luosto bombou.

Passeio com os cachorros da neve

20221224_125905-01_edited_edited.jpg

Esse passeio realmente tem que estar na sua lista. Optamos por fazer esse passeio em Rovaniemi. No centro de Rovaniemi você encontra um espaço para diversos tipos de passeios para fazer por aqui. O único que fechamos em Rovaniemi foi dos cachorros, pois queríamos ter a experiência de aproveitar outras aventuras em outros lugares. Mas esse tipo de passeio você encontra em outros lugares também.

 

Criança menor de 4 anos não pode fazer, mas a responsável liberou. Os motivos é simples e faz sentido: O frio, que chegou a menos 20 graus quando fizemos e a velocidade dos Huskies que fazem com que a sensação térmica caia ainda mais. Então dicas muito importantes: Protejam bem as extremidades do corpo, como os pés, orelhas, cabeça e principalmente mãos, pois quem dirige o o trenó estará com elas o tempo todo recebendo o vendo frio. Procurem luvas próprias para temperaturas abaixo de 10 graus e não deixem de usar uma luva de lã por baixo se possível. Os olhos também lacrimejam e a boca pode ressecar. Use bastante protetor labial e se possível também um protetor de lã na região nariz, boca e pescoço. Lembrando que eles também fornecem roupas para o passeio.

Agora que estamos preparados, é só aproveitar o passeio. Demos sorte pois o sol estava deslumbrante, as cores do céu formavam um mesclado de cores laranja, rosa e vermelho. Eu chorei rs.

O instrutor te explica como pilotar o trenó e durante o percurso você pode trocar de lugar com sua dupla e aproveitar para tirar muitas fotos.

Após o passeio que dura por volta de 1 hora (acho suficiente para a época que fomos, devido o frio, tem passeios de 3 horas também), o responsável nos leva para uma cabana aquecida no meio da neve, com uma lareira e chocolate quente com biscoito. E lá ele conta a história dos cães. Quando eles começam a treinar, que vira líder e quem vira “trabalhador”, seu tempo de vida de trabalho (entorno de 6 anos) e o que depois os cachorros são doados para famílias (eu já queria um). Escolhemos o baba Husky Safari para fazer nosso passeio.

bottom of page